Ontem Apenas – Literacia da Leitura

Ontem Apenas 

A iniciativa Ontem Apenas, destinada a celebrar o 25 Abril de 1974, procurou desenvolver competências nas literacias da leitura e dos media, promovendo atividades planificadas com as turmas. Uma das atividades desenvolvidas com os alunos das turmas do Curso profissional de Artes do Espetáculo (10º AE e 11º AE) e com a Orquestra Geração da Escola Gil Vicente consistiu num trabalho curricular de interpretação de letras de canções sobre o 25 de Abril, nomeadamente de Sérgio Godinho, José Afonso, José Mário Branco, José Carlos Ary dos Santos, entre outros, de forma a permitir uma nova leitura ou reinterpretação das mesmas através das artes performativas.

No âmbito de disciplinas técnicas como Voz, Movimento e Interpretação e, em colaboração com o docente de Português e a Biblioteca Escolar, os alunos prepararam leituras encenadas, que apresentaram publicamente num espetáculo de rua, no coreto do Largo de Graça, em Lisboa. Esta iniciativa teve, do ponto de vista logístico, o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente. Por sua vez, a Orquestra Geração preparou o tema E depois do Adeus, de José Niza e José Calvário, uma das senhas da revolução, que foi oportunamente integrado no espetáculo. A orquestra também tocou o tema de Sibelius, Andante Festivo, que acompanhou a leitura de uma aluna do 10º ano do Curso de Artes do Espetáculo.  Por sua vez, os alunos da turma de 11º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo representaram excertos da peça de Tiago Rodrigues, Três dedos abaixo do Joelho, coletânea de frases sobre o teatro censuradas pela PIDE. Esta peça havia sido preparada pela turma para uma mesa-redonda sobre o 25 de Abril, integrada no Ciclo À Conversa com, que reuniu ativistas estudantis de antes e depois da revolução, tendo sido o mote para um amplo debate sobre o tópico.

As leituras no coreto, a que assistiram outras turmas da escola,  mobilizaram professores, alunos, encarregados de educação, duas turmas da Voz do Operário e a comunidade do Bairro da Graça não só para o tópico sobre que versavam as leituras, mas também para própria ideia de leitura como um modo de expressão idiomático e conceptualmente próprio. O espetáculo explorou, do ponto de vista teórico e prático, a relação interdisciplinar entre palavra, som, ritmo e sentido, como traço constitutivo da interpretação.

Leituras performativas

11ºAETrês Dedos Abaixo do Joelho, de Tiago Rodrigues, disciplina de Voz, professor João Meireles;

Catarina Vaz, 10ºAEMenino do Bairro Negro, de José Afonso, e O Primeiro Dia, de Sérgio Godinho, acompanhada pela Orquestra Geração da Escola Gil Vicente com E depois do Adeus, de José Niza e José Calvário;

11º AETrês Poemas Apenas – Que força é essa, de Sérgio Godinho; Liberdade, de Sérgio Godinho, e Soneto do Trabalho, de José Carlos Ary dos Santos;

10º AELeitura dramatizada de miscelânea de excertos de canções de Abril: Uma Gaivota voava, de Ermelinda Duarte; Que força é essa, O Primeiro Dia, Maré Alta e Liberdade, de Sérgio Godinho; Qual é a tua, ó meu?, de José Mário Branco, e Canto Moço, de José Afonso.

Leituras no Coreto| 15 de Maio de 2018

Três Dedos Abaixo do Joelho, de Tiago Rodrigues | 11º AE | Encenação de João Meireles

"Três Dedos Abaixo do Joelho" (Excertos), de Tiago Rodrigues | Coreto do Largo da Graça | 15-05-18

"Três Dedos Abaixo do Joelho" (Excertos), de Tiago Rodrigues | Coreto do Largo da Graça | 15-05-18«No arquivo da Torre do Tombo, Tiago Rodrigues encontrou um arquivo enorme da censura exercida sobre o teatro durante o regime fascista. Entre milhares de textos de teatro submetidos ao exame dos censores do Secretarido Nacional de Informação, Tiago Rodrigues ficou particularmente interessado nos relatórios escritos pelos próprios censores onde explicam os cortes ou proibições de textos e encenações. A ironia por trás de Três dedos abaixo do joelho é que transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espectáculo que é uma máquina de censurar poética e absurda. De alguma forma, aqueles que oprimiram a liberdade artística e política do teatro deixaram-nos uma herança que nos pode ajudar a redescobrir o perigo e a importância do teatro na sociedade. Colagem deTiago Rodrigues a partir de relatórios de diversos censores do SNI, redigidos entre 1933 e 1974, incluindo breves fragmentos de textos dramáticos censurados de vários autores.» In, Mundo Perfeito, 28/01/2013

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

Leitura de excertos de canções de Abril | 10º AE | Encenação de Vítor Oliveira

Leitura de Excertos de Canções de Abril

Leitura de Excertos de Canções de Abril (10ºAE & Orquestra Geração)"Ontem Apenas" | Coreto do Largo da Graça | 15-05-18

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

Três Poemas Apenas | 11º AE | Encenação de Maurício Bonito

Três Poemas Apenas

"Três Poemas Apenas" (11º AE)Coreto do Largo da Graça | 15-05-18

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

Orquestra Geração da Escola Gil Vicente e Catarina Fernandes (10º AE)

Orquestra Geração do AEGV & Catarina Fernandes (10ºAE)

Orquestra Geração do AEGV & Catarina Fernandes (10ºAE)"Ontem Apenas" | Coreto do Largo da Graça | 15-05-18

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

E Depois do Adeus,  pela Orquestra Geração da Escola Gil Vicente

E Depois do Adeus (Orquestra Geração do AEGV)

E Depois do Adeus (Orquestra Geração do AEGV)"Ontem Apenas" | Coreto do Largo da Graça | 15-05-18

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

 

Encontro Literário sobre Paulo Varela Gomes| 8 de Maio de 2018

À Conversa sobre Paulo Varela Gomes | Alda Rodrigues, António Guerreiro, João Meireles, João Pedro Vala.

À conversa sobre Paulo Varela Gomes

À conversa sobre Paulo Varela Gomes (08-05-18)Excertos do encontro

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 9 de Maio de 2018

Leitura de textos de Paulo Varela Gomes por João Meireles.

Leitura de Textos de Paulo Varela Gomes por João Meireles

À Conversa sobre Paulo Varela Gomes (08-05-18)Leitura de textos do autor por João Meireles

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quarta-feira, 9 de Maio de 2018

 

Sobre o 25 de Abril de 1974 | 3 de Maio de 2018

“Três Dedos Abaixo do Joelho”, de Tiago Rodrigues | 11º AE | Encenação de João Meireles.

"Três Dedos Abaixo do Joelho", de T. Rodrigues | 11º AE

A Biblioteca da Escola Gil Vicente agradece, encarecidamente, ao Dr. João Meireles, Professor do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, e à turma do 11º Ano do mesmo curso a excelente representação da peça de Tiago Rodrigues, " Três Dedos Abaixo do Joelho".

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quinta-feira, 3 de Maio de 2018

Mesa-Redonda sobre o 25 de Abril de 1974 | Eugénia Varela Gomes, Francisco Louçã, Joaquim Judas, Rosa Brandão.

Mesa-Redonda sobre o 25 de Abril

A Biblioteca da Escola Gil Vicente agradece, encarecidamentemente, à Dra. Eugénia Varela Gomes, ao Professor Francisco Louçã, ao Dr. Joaquim Judas e à Dra. Rosa Brandão o excelente debate sobre o 25 de Abril que a todos proporcionaram. Foi uma lição viva de História.

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quinta-feira, 3 de Maio de 2018

Exposição sobre o 25 de Abril de 2018

O Olhar da Imprensa do 25 de Abril de 1974 a 1 de Maio

O 25 de Abril em Imagens | Postais e Cartazes – BE

Visualização do Arquivo da RTP e “Kahoot” sobre o 25 de Abril de 1974

 

Partilhar: