À CONVERSA COM …

A Biblioteca da Escola Gil Vicente agradece ao Professor Doutor João  R. Figueiredo a magnífica lição sobre Os Lusíadas, no passado dia 15 de Fevereiro, destinada às turmas de Português do 9º ano.

Partilhar:

À CONVERSA COM …

 No âmbito do seu ciclo anual de conferências, a Biblioteca da Escola Gil Vicente anuncia:

PALESTRA

2 de Fevereiro de 2018  |  9:10 | Anfiteatro da Escola Gil Vicente |

CHIARA ANTICO

A orquestra de Auschwitz-Birkenau: uma forma de resistência sem armas.

Partilhar:

NOVIDADES

As obras recentemente adquiridas ao abrigo do Programa aLer+2027 encontram-se expostas na Biblioteca da Escola Gil Vicente.

Venha visitar-nos e ouse levantar o véu das novidades!

 

Partilhar:

CLUBE DE LEITURA

Horário do Clube de leitura – 4ª feira – 16:20 – Biblioteca da Escola Gil Vicente

1ª Sessão do Clube de Leitura: dia 10 de janeiro de 2018

Partilhar:

À CONVERSA COM …

No próximo dia 25 de janeiro, pelas 11:20, no Anfiteatro da Escola Gil Vicente, estaremos à conversa com Isabela Figueiredo e Paulo Faria.                                  João Pedro Vala será o moderador do encontro.

Encontro de Escritores - Isabela Figueiredo e Paulo Faria (moderação - João Pedro Vala)-1

Partilhar:

CLUBE DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Nos meses de novembro e dezembro, Elsa Serra, autora e contadora de histórias, dinamizou várias sessões de motivação à leitura, com o propósito de captar o interesse dos alunos para a frequência do Clube de Contadores de histórias, que se iniciará em Janeiro de 2018, às quartas-feiras, pelas 16:30, na sala polivalente anexa à Biblioteca. Assistiram às sessões todas as turmas de 5º ano, acompanhadas pelos respetivos professores de Português, duas turmas de Português Língua Não Materna e uma turma de Português de 6º ano.

Partilhar:

ESTANTES SUSSURRANTES

A atividade de animação de leitura “Estantes Sussurrantes” decorreu, na Biblioteca da Escola Gil Vicente, no dia 11 de novembro de 2017, e foi dinamizada pelos alunos do 12º do Curso Profissional de Artes do Espetáculo, sob orientação do Professor Maurício Bonito, e pelos alunos de Português Língua não Materna, sob orientação das Professoras Carla Neto e Maria da Conceição Telles.
Os alunos do 12º AE, escondidos entre as estantes da Biblioteca, apresentaram uma leitura dramatizada de duas canções de Sérgio Godinho (“Etelvina” e “Barnabé”); os alunos de Português Língua Não Materna intercalaram textos lidos de forma expressiva em Português e em nepalês bem como canções nepalesas.
Assistiram à iniciativa duas turmas, 6º 2ª e 8º 5ª, acompanhadas, respetivamente, pelas professoras Isabel Roldão e Maria de Jesus Brás. Finda a leitura, os alunos dinamizadores revelaram-se ao público. Depois, todos escutaram atentamente as canções de Sérgio Godinho e a sessão terminou com uma conversa sobre as letras de “Etelvina” e “Barnabé”, moderada pelo professor Maurício Bonito.

ESTANTES SUSSURRANTES

A atividade de animação de leitura "Estantes Sussurrantes" decorreu, na Biblioteca da Escola Gil Vicente, no dia 11 de novembro de 2017, e foi dinamizada pelos alunos do 12º do Curso Profissional de Artes do Espetáculo, sob orientação do Professor Maurício Bonito, e pelos alunos de Português Língua não Materna, sob orientação das Professoras Carla Neto e Maria da Conceição Telles. Os alunos do 12º AE, escondidos entre as estantes da Biblioteca, apresentaram uma leitura dramatizada de duas canções de Sérgio Godinho ("Etelvina" e "Barnabé"); os alunos de Português Língua Não Materna intercalaram textos lidos de forma expressiva em Português e em nepalês bem como canções nepalesas. Assistiram à iniciativa duas turmas, 6º 2ª e 8º 5ª, acompanhadas, respetivamente, pelas professoras Isabel Roldão e Maria de Jesus Brás. Finda a leitura, os alunos dinamizadores revelaram-se ao público. Depois, todos escutaram atentamente as canções de Sérgio Godinho e a sessão terminou com uma conversa sobre as letras de "Etelvina" e "Barnabé", moderada pelo professor Maurício Bonito.

Publicado por Bibliotecas do AE Gil Vicente, Lisboa em Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017

Partilhar:

NATAL, NA BIBLIOTECA …

Na Biblioteca da Escola Gil Vicente, a D. Sandra Sanches e o Prof. Maurício Bonito, auxiliados por alunos, fiéis colaboradores da BE, criaram e montaram uma biblio-árvore-especular, para celebrar o Natal. Foram também expostos livros alusivos à quadra e sugerida uma atividade de escrita: a redação de um postal natalício.

 

 

Partilhar:

ROCHAS, FÓSSEIS e MINERAIS

Rochas, Fósseis e Minerais (Dezembro de 2017)

Na sala polivalente anexa à Biblioteca da Escola Gil Vicente, realizou-se uma exposição sobre o tópico Rochas, Fósseis e Minerais, fruto de uma parceria entre a Biblioteca e o Grupo de Ciências. Os alunos do 3º Ciclo de Ciências Naturais tiveram oportunidade de:

  • visitar a exposição de rochas, fósseis e minerais;
  • ver um documentário sobre o tópico;
  • visitar a exposição bibliográfica alusiva ao tema;
  • eleger o livro mais interessante sobre a matéria.

Os livros foram temporariamente cedidos pela Biblioteca da Escola Básica 2/3 Avelar Brotero (AEAC), de Odivelas, a quem agradecemos a colaboração.

Partilhar: