Ontem Apenas – Literacia dos Media

No âmbito da iniciativa Ontem Apenas, sobre o 25 de Abril de 1974, foram dinamizadas ações de formação no domínio da Literacia dos Media. Os alunos visualizaram documentários do Arquivo da RTP, tendo sido levados a exprimir as suas opiniões não só sobre o tópico em estudo como também sobre a importância dos meios de comunicação social em processos revolucionários, especialmente quando aqueles detinham o monopólio da informação. Foi-lhes também pedido que comparassem a situação de 1974 com a de hoje e que avaliassem a importância dos Media num mundo dominado pelo digital e, particularmente, pelo recurso às Redes Sociais. Após o debate, os alunos responderam a um questionário sobre os acontecimentos do 25 de Abril de 1974, com recurso à ferramenta digital Kahoot e aos seus telemóveis. Estas sessões foram realizadas com todas as turmas de 8º ano e com quatro turmas de 6º ano da Escola Gil Vicente.